segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

A História da Escola Milton Campos

Inauguração –
A Escola Municipal Milton Campos foi inaugurada no dia 23 de Março de 1976, com a presença de autoridades civis, militares e religiosas. O arcebispo D. João Resende Costa concedeu a bênção às instalações da escola.
Entre outros, estiveram presentes:
Ney Braga – Ministro da Educação
Luiz Verano – Prefeito de Belo Horizonte
José Fernandes Filho – Secretário estadual de Educação
Orlando Vaz Filho – Secretário Municipal de Educação
Rogério Ribeiro Vidigal – Diretor de Ensino
Guilherme Azevedo Lage – Diretor do colégio Municipal
Membros da família do governador Milton Campos
Líderes da Comunidade





Quando inaugurada, a escola tinha capacidade para atender até 960 crianças, com 12 salas de aula, refeitório, gabinete dentário, consultório médico, auditório e instalações administrativas. A escola funcionava em dois turnos.
Márcia Bueno ficou responsável pela primeira direção da escola. Dois dias depois de sua inauguração, em 25 de Março as matrículas foram abertas, e em 1º de Abril começaram as aulas.
Um mês depois, no dia 1º de Maio, Márcia Maria Bueno foi substituída por Juselma Maria Coelho. Conhece este nome? Pois é. Este é o nome de nossa biblioteca.
Em 1987, o segundo grau foi implantado aqui na escola, além da ampliação do espaço, com a criação de novas salas de aula, laboratório e a biblioteca.
Atualmente, do corpo docente (grupo de professores) original, seguem trabalhando na escola Vera Bernardes, Graça Campos e Lúcia Sérgia.
Advogado, professor, deputado federal, governador de Minas Gerais, ministro do Estado, senador da República. No exercer de todas estas atividades e funções, Milton Campos foi o homem que a gente gostaria de ser, como na palavra do poeta Carlos Drummond de Andrade.
Milton Campos foi um exemplo que deve ser perpetuado na história do povo mineiro. Este é o sentido das homenagens que as cidades prestam àqueles que ajudaram em sua construção, no desenvolvimento, na fixação de suas leis e de seus costumes.





Hino da Escola Municipal Milton Campos


Foi nesta escola
Que nós aprendemos
Saber contar, ler e escrever
Também tivemos de nossas mestras
Todo carinho e bem querer.
Nosso carinho e gratidão
Por todo bem que nos foi legado
O nosso afeto de coração.


Oh! Milton Campos
Escola querida e tão amada
Seja teu nome
Sempre, sempre exaltado
Por todos nós que aqui tivemos
O saber
És nosso orgulho!
Ajudas o Brasil a crescer!

(Publicado por Leonardo Augusto às 17:00)